segunda-feira, 10 de maio de 2010

HIDROGESTANTE - A Hidroginástica especial para as futuras mamães

“Houve uma época em que se acreditava que os exercícios físicos durante a gravidez não eram bons para a mamãe e o bebê, mas através de estudos realizados nas últimas décadas, médicos vêm mudando de idéia e incentivando as grávidas a exercitarem-se durante a gravidez e a retomarem os exercícios físicos logo após o nascimento do bebê”.

Logo após o terceiro mês de gestação, com a autorização médica, as grávidas já podem iniciar a prática da hidroginástica. A hidrogestante, como é denominada a atividade aquática, contribui para a recuperação pós-parto. Devido às várias modificações anatômicas que ocorrem durante o período de gestação, a atividade ajuda a controlar o ganho de peso, previne as lombalgias - dores na coluna -, diminui o desconforto respiratório, reduz os inchaços e os riscos de lesões articulares, além de melhorar a auto-imagem e a auto-estima. 

A aluna Ozenir começou a praticar a hidroginástica no quarto mês de gestação. No oitavo mês ela afirma: “Vou continuar as aulas de hidrogestante até o dia do parto. O médico indicou que eu não interrompesse os exercícios físicos durante a gravidez. Encontrei na hidroginástica uma forma de me exercitar e relaxar”. 
Ela diz ainda ter ficado menos ansiosa e estressada.  
“Entrei com fortes dores na coluna e desde que comecei a praticar, as dores nas costas sumiram. Além disso, é o exercício mais seguro para mim e para o meu bebê que vai ter o nome da professora “Joana”.

 (aluna Ozenir com a professora Joana Angélica)


As recomendações quanto à atividade é que podemos trabalhar todos os tipos de exercícios com as gestantes, desde que com menor impacto. Fortalecimento do assoalho pélvico e técnicas de relaxamento (exercícios de Kegel) são imprescindíveis. Esses exercícios fazem com que a base pélvica se alongue durante o parto, e ajude a manter o útero, a bexiga e intestino na posição correta. A hidrogestante exige cautela, pois a gravidez necessita de cuidados especiais, conhecer bem sua aluna é fundamental para perceber no dia em que esta aparecer indisposta, carente de atenção e saber mudar a rotina dos exercícios. Tem dias que um bom diálogo e boas risadas na piscina serão melhor que a atividade física. A hidrogestante tem que ser realizada por profissionais habilitados a trabalhar com gestantes. 

Profª. Joana Angélica



(fotos do chá de fraldas, faltando menos de uma semana para ter o seu bebê)

















Um comentário:

  1. Parabéns a todas as mães pelo nosso dia, e parabéns Ozenir pelo nascimento da sua Joana! Muita saúde e muitas felicidades para vcs.
    Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir